terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Consórcio Linha Azul conquista publicação do 21º ADE pela RFB

A Jabil do Brasil Indústria Eletroeletrônica Ltda., empresa do segmento eletroeletrônico, passa a integrar o seleto grupo das 42 empresas habilitadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) a operar o regime de Despacho Aduaneiro Expresso - Linha Azul - procedimento especial de facilitação aduaneira que consiste no tratamento de desembaraço aduaneiro expresso nas operações de importação, exportação e trânsito aduaneiro.

A habilitação foi concedida pela RFB (Alfândega do Porto de Manaus) mediante publicação, no D.O.U. de 09 de dezembro de 2011, do ADE (Ato Declaratório Executivo) nº 60.

A auditoria dos controles internos que precedeu a habilitação da empresa no regime foi realizada pelo Consórcio Linha Azul, líder de mercado, que conseguiu a publicação de 50% dos ADE’s concedidos até o momento. Das 42 empresas habilitadas pela RFB a realizar o desembaraço aduaneiro expresso, 21 foram auditadas pelo Consórcio Linha Azul, sendo elas: Jabil, Novozymes, Dell, Behr, Tetra Pak, Motorola, Johnson & Johnson, Renault, Sanmina, Cummins, Eaton, Nissan, Siemens, Honda, Volkswagen, Yamaha, Volvo, Samsung, Embraer, Bosch e 3M.

A habilitação no Linha Azul é concedida à empresa que atenda os pré-requisitos e condições estabelecidos nas normas da RFB e que adote os procedimentos que demonstrem a qualidade de seus controles internos visando o cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras.

Sobre o Consórcio Linha Azul

Formado em julho de 2005, o Consórcio Linha Azul (www.linhaazulonline.com.br) é constituído por 3 empresas: Tradeworks, prestadora de serviços na área de Comércio Exterior; Consulcamp, que atua na área fiscal e contábil e a RGC, que trabalha na classificação tarifária de produtos.

Sob a liderança da Tradeworks, as três empresas uniram seu "know-how" e passaram a oferecer ao mercado um pacote completo, de auditoria multidisciplinar, para a habilitação ao Linha Azul.