sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Tradeworks realiza o desembaraço aduaneiro de seis navios porta-contâiners importados pela Aliança Navegação e Logística Ltda.

Desembaraçados em Manaus, navios renovaram a frota utilizada para cabotagem no Brasil e, juntos, tem capacidade para armazenar 25 mil TEUs


A Tradeworks, prestadora de serviços na área de comércio exterior, foi a empresa contratada pela Aliança Navegação e Logística Ltda. para a realização do despacho aduaneiro dos seis navios importados pela companhia destinados à renovação de parte da frota utilizada na cabotagem na costa brasileira.

Os seis navios foram construídos na China e foram nacionalizados em Manaus (AM). Os quatro primeiros, Sebastião Caboto, Pedro Álvares Cabral, Fernão Magalhães e Américo Vespúcio, foram desembaraçados em 2013 e, cada um, tem capacidade para 3.884 TEUs e 500 tomadas refrigeradas.

Já os dois últimos, Bartolomeu Dias e Vicente Pinzón, chegaram ao País este ano e são os dois maiores navios de cabotagem em operação no Brasil, cada um com capacidade para 4.800 TEUs e 650 plugs para refrigeração.

Ignacio Fraga, Diretor Comercial e de Operações da Tradeworks, comenta que a liberação desses seis navios para a Aliança foi mais um marco na trajetória de sucesso da TW, ainda mais levando em consideração os desafios de um trabalho como este. “Há anos, o Brasil não realizava a importação de navios novos mas, a execução dos trabalhos feita pela equipe de Despacho Aduaneiro da TW foi certeira”, lembra o Diretor.

“O tempo médio de desembaraço aduaneiro de um navio leva em torno de 3 a 4 semanas, devido aos trâmites da Receita Federal em processos dessa natureza, sem falar da quantidade de documentos exigidos pela legislação aduaneira para instrução dos processos”, diz. “Ciente de todas essas dificuldades a TW não hesitou em aceitar o desafio de conduzir a nacionalização dos seis navios completando, assim, o processo de desembaraço com êxito”, finaliza Fraga.

Assessoria de Imprensa